quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Inquietações...

Ontem uma das "grandes" noticias da desgraça dizia respeito ao numero de desempregados que não pára de aumentar...o tema, enquanto grave problema de uma geração, teve honra de reportagem especial e tudo... até aqui tudo bem, não fosse hoje ao ligar o rádio e os noticiários da manhã começarem todos com a fantástica notícia que o numero de inscritos nos centros de emprego havia diminuido! Ora bem... isto não bate a bota com a perdigota... então há cada vez mais desempregados ou não?!?!

Voltando à grande reportagem sobre a "Geração à Rasca", aquilo deu-me vontade rir...os exemplos dados eram surreais... "AH e tal eu tenho 23 anos, vivo em casa dos meus pais, porque não arranjo trabalho na minha área e sou licenciado em cinema"... ó meu amigo não arranjas emprego na tua área nem agora nem arranjavas há 10 anitos atrás...

Que não estamos a viver uma epoca fácil já todos nós sabemos...mas também nunca vivemos tempos faceis, certo? Já quando eu andava na universidade o mercado de trabalho não se adivinhava fácil... foi por isso que enquanto estudava fui trabalhando em coisas mais ou menos dentro da minha área e nunca baixei os braços!
Talvez por isso ache um piadão a homens e mulheres do alto dos seus 30 anos, com mestrados e afins que nunca entraram no mercado de trabalho... se calhar já vão tarde...não sei, digo eu!

A reportagem de ontem era muito válida, sim senhora, se tivessem dados exemplos preocupantes como há tantos de trabalho precário (a sério), de jovens com inumeras qualificações que são caixas em supermercados (porque têm de ganhar dinheirinho), etc... agora exemplos utópicos? Será falta de temas para reportagens? 

2 comentários:

  1. Queria só explicar uma coisa... quando dizem que o número de desempregados não pára de aumentar e dizem que a taxa aumentou estão a comparar com o mesmo mês do ano anterior. Ou seja, podem haver menos inscritos em Fevereiro em relação ao mes anteiror mas em relação ao mesmo mês do ano anterior houve um aumento de x. De qualquer maneira o número de desempregados é muito maior do que eles dizem pois eles baseiam-se nos que estão inscritos nos centros de emprego. Existem depois muitos mais.. eu por exemplo estive desempregado quase 6 meses e não me inscrevi no centro de emprego. Pq? Não tinha direito a subsidio e depois porque os centros de emprego raramente arranja alguma coisa e então para licenciados muito menos. Quanto aos que tem 30 anos, vivem com os pais e não conseguem ser realizadores de cinema... VÃO TRABALHAR PÁ!! :)

    ResponderEliminar
  2. Miguel era de exemplos destes que estava a falar... qd acabamos os cursos tb nós sabiamos q a entrada no mercado de trabalho n iria ser facil, até aqui nada de novo...o que me espanta é que se perca tempo e dinheiro com reportagem de "meninos" q por capricho se dão ao luxo de tirar mestrado atras de mestrado... ou porque acabaram o curso há 3 meses e ainda n conseguiram emprego... repara que ninguem fala em trabalho, ninguem fala em ir à luta! O teu caso e de centenas ou milhares de outras pessoas é que deviam ser falados, trabalho precário...falsos recibos verdes, famílias que têm de ser virar porque têm contas por pagar! Acima de tudo... GENTE que quer trabalhar e não pode...agora meninos?!? Ó minha gente vão-se acabar de criar sim?!

    ResponderEliminar